quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

Teresa de Lisieux, nascida Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin)(Alençon, França, 02 de janeiro de 1873 - Lisieux, França, a 30 de setembro de 1897), filha de Louis Martin e Zélie Guérin, era a mais jovem de nove irmãos, nasceu muito franzina e doente, desde o nascimento, exigia muitos cuidados. Aos dois anos de idade, Teresa já pretendia seguir a vida religiosa. Sua mãe morreu quando ela tinha 4 anos e a família mudou-se para Lisieux onde Teresa adotou sua irmã como sua segunda mãe.

Pais de Teresa

Teresa aos 3 anos de idade


Quase ao completar quatorze anos, no Natal de 1886, Teresa passa por uma experiência que chamou de "Noite da minha conversão". Ao voltar da missa e procurar seus presentes, percebe que seu pai se aborrece por ela apresentar comportamento infantil. A menina decide então a renunciar a infância e toma o acontecido como um sinal inspirador de força e coragem para o porvir.



Teresa e sua irmã mais velha


Teresa aos 13 anos de idade


Quando as suas duas irmãs se tornaram Carmelitas enclausuradas Teresa pediu para ser aceita em Carmel, na Ordem das Carmelitas Descalças, mas foi negado porque tinha apenas 15 anos.orça e coragem para o porvir.mais velha Pauline como sua “segunda mãe”.

Como a pouca idade a impede, é levada por familiares, em novembro de 1887, para uma audiência com o Papa Leão XIII, em Roma, para pedir a exceção, ao encontrar o Papa em lágrimas ajoelhando-se aos pés do Pontífice pediu de uma maneira tão linda que o Papa deu ordem para que ela fosse aceita e assim ela entrou para a ordem. Em abril do ano seguinte é finalmente aceita. Concedida a autorização ingressou em 09 de abril de 1888 e tomou o nome deThérèse de l'Enfant Jesus.


Teresa segurando o quadro do Menino Jesus e da Santa Face


Fez sua profissão religiosa, em 08 de setembro de 1890, e tomou o nome de Thérèse de l'Enfant Jesus et de la Sainte Face (Teresa do Menino Jesus e da Santa Face), mas ficou conhecida após sua morte como Thérèse de Lisieux.

Ela serviu por um tempo como noviça serviçal de uma irmã que tinha tuberculoses até a mesma morrer e da qual contraiu a doença. Às vezes tinha crises que chegava vomitar sangue numa doença na época incurável, mas ela a tudo encarava como dádiva de Cristo e com uma, as vezes, inexplicável alegria. Já atingida pela tuberculose, debilitada nas forças, não rejeitava trabalho algum e continuava a “jogar para Jesus flores de pequenos sacrifícios”.


Teresa aparece ao centro segurando uma enxada

Teresa aparece a direita junto ao cálice e cibório

Teresinha nos seus sonhos, convivia com um Jesus alegre e também jovial encantando a todos. Tem um sonho no qual ela almoça com Maria e Jesus, que é uma das passagens mais lindas de suas experiências místicas.

Após seis anos na ordem, em 1894, almejando o caminho da santidade, Teresa percebe que não conseguiria pelas tradicionais mortificação, disciplina e sacrifício observadas pelos santos a quem se dedica a estudar. Inspirada nas palavras de um padre, Teresa adota a "Pequena Via", um caminho pequeno e reto para a santidade, que consiste simplesmente em se entregar ao amor de Jesus Cristo, para que Ele conduza pelo caminho.


Teresa já em estado avançado de enfermidade na varanda do claustro


Detalhe da foto, expressão serena e tranquila

Morreu em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Disse, na manhã de sua morte: “eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”, e na iminência de sua morte disse às religiosas que estavam à sua volta: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!". No dia 04 de outubro de 1897, foi sepultada no cemitério de Lisieux.


Cela de Santa Teresinha, local de sua morte


Morte de Teresa, inclinando a cabeça disse suas últimas palavras "meu Deus....... eu vos amo". Foi levada para a enfermaria em 1º de outubro


Corpo de Santa Teresinha em Lisieux


Teresa escreveu tres manuscritos: chamado Manuscrito A no ano de 1895, uma autobiografiaescrita a mando de sua irmã Paulina, madre Agnes, manuscrito B no ano 1897, e manuscrito C. Além disto escreveu um grande número de cartas enviadas à familia e das 54 poesias que compôs.

A sua irmã, Paulina, também carmelita, publicou em 1898 os escritos de Santa Teresinha, intitulados "História de uma alma". No dia 17 de maio de 1925, Teresinha foi canonizada peloPapa Pio XI. O mesmo Papa a declara Patrona Universal das Missões Católicas em 1927. OPapa João Paulo II a declara Doutora da Igreja no dia 19 de outubro de 1997.

Em carta tornada pública em 1º de outubro de 2007, o Papa Bento XVI recordou que "Teresa de Lisieux, sem haver saído de seu Carmelo, (…) viveu à sua maneira, um autêntico espírito missionário (…) oferecendo ao mundo uma nova via espiritual lhe obteve o título de Doutora da Igreja. Desde Pio XI até os nossos dias, os Papas não têm deixado de recordar os laços entre oração, caridade e ação na missão da Igreja."

O anuncio de sua morte provocou um imediato interesse mundial nela, ela começou a ser chamada a "Santa do Pequeno Caminho", rapidamente os ensinamentos e a devoção a “Pequena Flor do Carmelo” chega ao Brasil. Após seis anos de sua canonização, no ano de 1931 é criada em Miracema uma associação em honra a Santa Terezinha, talvez a primeira do Brasil. Desta Associação na década de 1990 é criada outra Associação para atender a Comunidade Santa Terezinha.

Neste ano a Associação Santa Terezinha da Matriz completa 80 anos. Aqui deixamos nossas homenagens a todas as Associadas e aos seus Diretores Espirituais que fizeram parte destes 80 anos de história e de muitas graças recebidas.


Fotos de Santa Terezinha

Santa Teresinha jovem


Santa Teresinha noviça


Santa Teresinha com um papel na mão que se encontra escrito: "Mil vidas eu daria para salvar uma só alma"

(Santa Teresa d'Ávila)


Santa teresinha em 1896 no pátio da sacristia do convento







Altar de Santa Teresinha - Igreja Matriz



Padre Luiz Carlos que deu início o construção da Igreja Santa Teresinha, bairro Santa Teresa,
e Monsenhor Mateus que concluiu as obras



Associação Santa Teresinha

Igreja Santa Terezinha - festa do ano de 1990


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_Lisieux

http://www.cademeusanto.com.br/santa_teresinha_do_menino_jesus.htm