sábado, 10 de setembro de 2011

MENSAGEM DO SR. BISPO À REGIÃO NOROESTE FLUMINENSE

MENSAGEM DO SR. BISPO ÀS COMUNIDADES DA REGIÃO NOROESTE
08/09/2011

Me sinto muito motivado para conhecer, contatar, encontrar e fundamentalmente escutar a Igreja diocesana da região noroeste.

Sei que é uma parcela do povo de Deus muito dinâmica e atuante, com pastorais diversificadas e ministérios laicais numerosos. Também, me estimula apreciar a cultura e a arte sacra local, a beleza e o contributo iconográfico das Igrejas da região junto a paisagem e a sua vocação produtiva.

Serão momentos de comunhão e alegria profundas para integrar esta região ao processo de planejamento e recepção das novas diretrizes pastorais a nível nacional e local.

Na espera do encontro tão desejado, na caridde fraterna.

+DOM ROBERTO FRANCISCO FERRERIA PAZ

Bispo Diocesano de Campos

A VOZ DO PASTOR

MENSAGEM PARA O DIA DOS CATEQUISTAS

08/09/2011

No mês dedicado a reavivar em nós o sentido vocacional da nossa vida, juntamente com a vocação e a missão dos fiéis leigos celebramos a vocação e ministério dos /das catequistas.

É urgente e necessário caminhar juntos na compreensão e vivência deste indispensável serviço e ministério à Palavra de Deus e a comunidade de fé.

Ser catequista hoje é ser um discípulo formador de verdadeiros cristãos, facilitando e ajudando na inserção e na iniciação dos catecúmenos e chamados ao discipulado a pertencerem e incorporar-se plenamente a comunidade eclesial, tornando-se estes por sua vez também em autênticos discípulos missionários.

Por isso a opção clara, decidida, e consciente da Terceira Semana Brasileira de Catequese por uma catequese de estilo catecumenal e discipular almejando a construção de uma Igreja que seja casa de iniciação à vida cristã e lugar de animação bíblica de toda a vida e da pastoral.

Unidos na comunhão e na oração a este singular e destacado Encontro Diocesano de Catequistas, comunico com alegria a minha benção episcopal, Deus ilumine e encoraje a todos/as.

+ Dom Roberto Francisco Ferrería Paz

Bispo Diocesano de Campos

Campos, 21 de agosto de 2011