segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SOLENIDADES DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR - N. S. DAS CANDEIAS - SÃO BRÁS

Nesta quarta-feira acontece na Igreja Matriz a Solenidade da Apresentação do Senhor e Festa de Nossa Senhora das Candeias às 18h:30min, todos deverão levar velas para serem abençoadas.
E na quinta-feira acontece na Igreja Matriz a Festa de São Brás, com a benção das gargantas, às 18h:30min na Igreja Matriz.


Abaixo um pouco sobre estas solenidades: 


SOLENIDADE
DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR
2 de fevereiro

A Apresentação do Senhor é a festa de Cristo (luz dos povos), e do encontro do Messias com o seu povo, no Templo de Jerusalém.
O gesto de obediência à lei e de oferta, feito por Maria e José que levam o Menino Jesus para oferecê-lo ao Templo, inspira a presença nesta celebração de tantos consagrados e consagradas: eles e elas representam aqueles que escolheram a via dos conselhos evangélicos, na rica variedade dos carismas que tornam a Igreja mais linda com os dons do Espírito e preparada para desempenhar sua missão universal do Evangelho; além disso, eles e elas estão aqui para renovar os compromissos de sua consagração e missão.
Cada consagrado preparou-se para isso através da meditação sobre o dom da própria vocação à consagração total de si a Cristo, numa experiência de sincero arrependimento das próprias faltas e de renovado amor, para viver uma relação mais verdadeira com Deus e com o próximo. Agora, na Celebração Eucarística — com Cristo, em Cristo e por Cristo — conduzidos pelo Espírito, queremos oferecer ao Pai a nossa vida renovada na fé, na esperança e na caridade.
Em todos os lugares — em nível diocesano ou nacional — seria oportuno que a Celebração Eucarística fosse presidida pelos Pastores e, além das pessoas consagradas, tivesse grande participação também do povo de Deus.

SOBRE A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

A celebração compreende três momentos:
A liturgia da luz terá início com o acendimento e a bênção das velas, e prosseguirá com a procissão.
A liturgia da palavra culminará com a homilia, com a oração de agradecimento pelo dom da vida consagrada e o compromisso de fidelidade no seguimento de Cristo e na missão apostólica.
A liturgia eucarística será o selo do encontro com Cristo e da oferta com Ele da vida consagrada, a fim de que Ele seja « luz para iluminar os povos ».


FESTA
DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS
2 de fevereiro

A Festa da Apresentação do Senhor, inicialmente chamada de Festa da Purificação de Nossa Senhora,  é uma das mais antigas do cristianismo e começou a ser celebrada no século IV, com pregações, celebrações e procissões. Segundo a lei judaica,  40 dias após o parto, se fosse menino e 80 dias, se fosse menina, a mãe  devia ir ao templo apresentar o menino ou menina  ao Senhor, e entregar sua oferta ao sacerdote. Esse rezava sobre ela  e, após essa  cerimônia ela era considerada purificada, podendo voltar a fazer parte da comunidade e  freqüentar a sinagoga. Claro que Maria,  pelo fato de não ter pecado não poderia estar sujeita à lei, mas ela vai ao templo e, porque é pobre, oferece apenas dois pombinhos. Com esse gesto, ela dá um exemplo de obediência e cidadania, mas sobretudo uma grande lição de humildade. Hoje, em muitas igrejas, se realiza a bênção das velas. Os fiéis fazem uma procissão carregando velas acesas, símbolo de Jesus Cristo que, ao ser apresentado no templo,  foi saudado pelo velho profeta Simeão,  como a Luz que veio para iluminar as nações. O rito da bênção  e a procissão das velas  se inspiram nas palavras proféticas pronunciadas pelo velho Simeão, no momento em que acolheu Jesus nos braços: “Meus olhos viram a tua salvação que preparaste diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações”. Havia também naquele tempo uma profetisa chamada Ana que servia a Deus no templo dia e noite, jejuando e rezando e que, ao ver o Menino, entoou louvores ao Senhor e dele falava a todos  que esperavam a salvação de Israel. Inicialmente essa  festa foi denominada  Festa da Purificação de Nossa Senhora, para lembrar  o rito da purificação segundo a lei mosaica. Com a reforma litúrgica de 1960, a fim de ressaltar o sentido principal do acontecimento, que é a apresentação solene de Jesus a Deus, a Igreja passou a chamar a festa da  Apresentação do Senhor. Entre outros nomes essa festa é também conhecida como Festa de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias.

No passado, Maria foi ao templo para cumprir o rito judaico da purificação e apresentar  a Deus, seu  filho Jesus.  Hoje nós também somos chamados a purificar-nos e a purificar o mundo,  através da oferta de nossa vida a Deus e aos irmãos. E, assim como a profetisa Ana não se cansava de falar de Jesus, também nós, pelo nosso batismo,  somos convocados a  anunciar ao mundo  mergulhado na escuridão do pecado,  aquele  que, como disse o profeta Simeão, é a  Verdadeira Luz do mundo.


FESTA
DE SÃO BRÁS
3 de fevereiro

Ficou famoso porque retirou de uma criança, sem nenhum instrumento um espinho que o mesmo tinha na garganta. Por isso é considerado padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua festa, 3 de fevereiro, nas cidades da Espanha e algumas do interior do Brasil, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.
Morreu em 316, foi bispo de Sebaste na Armênia .Quando as perseguições começaram sob o Imperador Dioclecius (284-305), Braz fugiu para uma caverna onde ele cuidou dos animais selvagens Anos mais tarde, caçadores o encontraram e o levaram preso para o governador Agricolaus, da Capadócia na Baixa Armênia, durante a perseguição do então Imperador Licinius Lacinianus (308-324).Braz foi torturado com ferros em brasa e depois foi decapitado. O costume de abençoar as gargantas no seu dia continua até hoje e em alguns locais são usadas nas cerimonias comemorativas e velas. As velas são usadas porque a mãe do menino curado por São Braz, levou para ele velas na prisão.Muitos eventos miraculosos são mencionados nos estudos sobre São Braz e ele muito venerado na França e Espanha.
Suas relíquias estão em Brusswick,Mainz, Lubeck, Trier e Cologne na Alemanha. Na França em Paray-le-Monial.Em Dubrovnik na antiga Iugoslávia e em Roma, Taranto e Milão na Itália.
Na liturgia da Igreja Católica São Braz é mostrado com velas nas mãos e em frente a ele, uma mãe carregando uma a criança com mão na garganta, como pedindo para ele cura-la. Daí se originou a benção da garganta no seu dia. Alguns interpretam como sendo uma mãe pedindo a benção de São Braz para a garganta do filho.
Após se tornar um bispo, durante a perseguição dos cristãos recebeu uma mensagem Divina para se esconder nas colinas para escapar. Os homens que o caçavam descobriram um caverna cercada de animais selvagens que estavam doentes. Dentro da caverna estava São Braz, que andava entre eles, sem que os animais o atacassem. Reconhecido como bispo foi levado para julgamento. No caminho de volta ele convenceu o um lobo a soltar um porco que pertencia a uma camponesa. A sentença foi para que morresse vagarosamente de fome na prisão.
Duas mulheres o visitaram na prisão. A do porco que levava de uma maneira muito engenhosa comida para ele, e a outra a do menino que levava velas. Lá pelas tantas, como São Braz não parecia definhar de fome, o governador mandou decapita-lo.
Ele é padroeiro dos animais selvagens.
É padroeiro dos Veterinários junto com Santo Egídio.
A benção das gargantas é feito da seguinte forma: Duas velas são abençoadas, e seguras ligeiramente abertas e comprimidas de encontro a garganta do doente e a benção então é pronunciada.

São Brás, Rogai por Nós!