domingo, 13 de fevereiro de 2011

AVISOS DA SEMANA

As inscrições para Catequese Infantil, Curso da Crisma e Catequese de Adultos já iniciaram na secretaria paroquial, por favor, apresentar xerox da certidão de nascimento. Maiores informações na secretaria paroquial.

- A Paróquia Santo Antônio está criando a partir deste ano o grupo de coroinhas para meninas entre 8 e 12 anos. O Curso em Preparação será no dia 15/02 (terça-feira) iniciando às 19h, na Igreja Matriz. Maiores informações e inscrições na Secretaria Paroquial.

- Vem aí o Retiro de Carnaval 2011, pregadores da Comunidade Encontro, início dia 05/03. Maiores informações e inscrições na Secretaria Paroquial.

- Convite para um Encontro Especial para pré-adolescentes que já terminaram o 2º ano de perseverança (11 a 14 anos). No dia 26/02/11 sábado às 18h no salão paroquial da Igreja Matriz. Venham todos! Espero vocês com alegria!

- Dia 22/02 (terça-feira) 1ª Ultréia Paroquial de 2011 para o Conselho Paroquial, ministros da Eucaristia, funcionários, associações, pastorais, movimentos, corais e grupos da Paróquia, iniciando às 19h na Igreja Matriz. A presença de todos é imprescindível!

- Toda 1ª sexta-feira do mês às 17h 30min Adoração ao S. S. do Sagrado Coração de Jesus na Igreja Matriz. 

- Toda quinta-feira às 6h 30min da manhã acontece na Igreja Matriz a Oração do Santo Rosário. Toda a comunidade está convidada a participar!

APROFUNDAMENTO LITÚRGICO

O Tempo Litúrgico existem em toda a Igreja Católica. Há apenas algumas diferenças entre os vários ritos, nomeadamente em relação à duração de cada um e à data e importância de determinadas festividades. A descrição que se segue corresponde ao Rito Romano.
São eles:

Tempo do Advento

O Tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que comemoramos a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, se voltam os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa expectativa da vinda do Messias, além de se apresentar como um tempo de purificação de vida. O tempo do Advento inicia-se quatro domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro, desembocando na comemoração do nascimento de Cristo. É um tempo de festa, mas de alegria moderada.
A cor litúrgica é de cor roxa, sinal de recolhimento e conversão em preparação para a festa do Natal. A única exceção é o terceiro domingo do Advento, Domingo Gaudete ou da Alegria, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea, cor-de-rosa, em substituição ao roxo, para revelar a alegria da vinda do Salvador que está bem O nome de Domingo Gaudete refere-se à primeira palavra do intróito deste dia, que é tirado da segunda leitura que diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito, alegrai-vos, pois o Senhor está perto"(Fl 4, 4). Também é chamado "Domingo mediano", por marcar a metade do Tempo do Advento, tendo analogia com o quarto domingo do Tempo da Quaresma, chamado Laetare.

Tempo do Natal

Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações, pois o Natal é um tempo de fé, alegria e acolhimento do Filho de Deus que se fez Homem. O tempo do Natal vai da véspera do Natal de Nosso Senhor até o domingo depois da festa da aparição divina, em que se comemora o Batismo de Jesus. No ciclo do Natal são celebradas as festas da Sagrada Família, de Maria, Mãe de Jesus e do Batismo de Jesus. A cor do Tempo do Natal é a branca, ou a substitui pelo dourado ou prata.


Tempo da Quaresma

O Tempo da Quaresma é um tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, e dura cerca de quarenta dias. Neste período não se diz o Aleluia, nem se colocam flores na Igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Glória, para que as manifestações de alegria sejam expressadas de forma mais intensa no tempo que se segue, a Páscoa. A Quaresma inicia-se na Quarta-feira de Cinzas, e termina na manhã de Quinta-feira Santa. Neste período usa-se o roxo, com exceção do quarto domingo do Tempo da Quaresma, chamado Laetare, que se usa o rosae, cor-de-rosa.


Tríduo Pascal


O Tríduo Pascal começa com a Missa da Santa Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa. Neste dia, é celebrada a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e comemora-se o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos discípulos, a cor litúrgica deste dia é o branco.
Na Sexta-feira Santa celebra-se a Paixão e Morte de Jesus Cristo. É o único dia do ano que não tem Missa, acontece apenas uma Celebração da Palavra chamada de “Ação ou Ato Litúrgico”. A cor litúrgica deste dia é o preto ou o roxo.
Durante o Sábado Santo, a Igreja não exerce qualquer ato litúrgico, permanecendo em contemplação de Jesus morto e sepultado.
Na noite de Sábado Santo, já pertencente ao Domingo de Páscoa, acontece a solene Vigília pascal. Conclui-se, então, o Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-Feira, Sexta-Feira e o Sábado Santo, que prepara o ponto máximo da Páscoa: o Domingo da Ressurreição. Neste dia a cor usada é a branca, ou a substitui pelo dourado ou prata.


Tempo Pascal

A Festa da Páscoa ou da Ressurreição do Senhor, se estende por cinqüenta dias entre o domingo de Páscoa e o domingo de Pentecostes, comemorando a volta de Cristo ao Pai naAscenção, e o envio do Espírito Santo. Estas sete semanas devem ser celebradas com alegria e exultação, como se fosse um só dia de festa, ou, melhor ainda, como se fossem um grande domingo, vivendo uma espiritualidade de alegria no Cristo Ressuscitado e crendo firmemente na vida eterna. Para este período é usado na liturgia a cor branca. 



Tempo Comum

Além dos tempos que têm características próprias, restam no ciclo anual trinta e três ou trinta e quatro semanas nas quais são celebrados, na sua globalidade os Mistérios de Cristo. Comemora-se o próprio Mistério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos. É um período sem grandes acontecimentos, mas que nos mostra que Deus se faz presente nas coisas mais simples. É um tempo de esperança acolhimento da Palavra de Deus. Este tempo é chamado de Tempo Comum, mas não tem nada de vazio. É o tempo da Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e no trabalho pelo Reino. O Tempo Comum é dividido em duas partes: a primeira fica compreendida entre os tempos do Natal e da Quaresma, e é um momento de esperança e de escuta da Palavra onde devemos anunciar o Reino de Deus; a segunda parte fica entre os tempos da Páscoa e do Advento, e é o momento do cristão colocar em prática a vivência do reino e ser sinal de Cristo no mundo, ou como o mesmo Jesus disse, ser sal da terra e luz do mundo.
O Tempo Comum é ainda tempo privilegiado para celebrar as memórias da Virgem Maria e dos Santos.

Abaixo dois gráficos para melhor compreensão: