segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

TU ÉS PEDRO!

"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja

e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela.”

Mt 16, 18

Hoje, dia 22 de fevereiro, a Igreja comemora o dia da Cátedra de São Pedro.

Não sabemos bem como se originou esta festa, uma das prováveis hipóteses é que neste dia, os romanos faziam memória de seus mortos e comiam junto de suas sepulturas, ao redor da “cátedra” (cadeira reservada ao defunto, que tinha sido o fundador da família ou do clã, símbolo de sua presença no banquete). A partir do século IV, com o fim das perseguições, os cristãos começaram a se reunir, sempre neste dia, ao redor do sepulcro do apóstolo Pedro e honrar a cátedra do chefe dos Apóstolos, chefe da Igreja de Roma.
Mas é certo que existe uma inscrição, datada de 370 - portanto, há mais de 1.600 anos - atribuída ao Papa São Dâmaso, falando de uma cadeira , dentro do Vaticano, e que é considerada a "cátedra" do Apóstolo Pedro.Hoje, dessa cadeira restam apenas algumas relíquias de madeira, conservadas e honradas, num lugar onde o grande artista Bernini levantou um monumento grandioso, em honra do primeiro Papa, a Basílica de São Pedro.


Escavações, feitas por cientistas de diversas nações, também provam que os restos mortais de São Pedro se encontram debaixo do mesmo Vaticano, que se torna, assim, símbolo de unidade da Igreja. A celebração de festa da Cátedra de São Pedro tem o significado e o apelo à unidade dos cristãos, sob a guia do Papa, representante visível de Cristo.



Fonte: Verbonet.

1ª ULTRÉIA PAROQUIAL

É hoje, terça feira 22 de fevereiro a primeira Ultréia Paroquial, estamos te esperando!

“ENCONTRO DE APROFUNDAMENTO E PARTILHA”

“É preciso dar um passo a mais, ir além,
caminhar mais profundamente com Cristo e com Maria”.

Tema: “Unidade na Diversidade”

Prezado(a)s irmão(ã)s em Cristo,

Pastorais, Movimentos, Conselhos e demais Grupos:

Eu, Monsenhor Mateus Panackakuzhy, convido-lhes para uma Ultréia Paroquial que será realizada no dia 22/02/2011 (terça-feira) iniciando às 19h na Igreja Matriz, teremos momentos para: orar, cantar, partilhar, sorrir, confraternizar, enfim, fazer de nossa Ultréia um encontro com Deus, Maria e os irmãos, e encerrando com a Celebração Eucarística.

Avante! Alegria! Deus e Maria no coração!

ATENÇÃO! A PRESENÇA DE TODOS É IMPRESCINDÍVEL.


O QUE É ULTRÉIA?

- Ultréia = “seguir em frente”, “para frente” em busca da realização de um objetivo, de uma meta a qual se tem fé para alcançar, mesmo diante das dificuldades não deveremos desistir, ainda que respeitando os nossos limites. - Não obstante temos de ter a humildade suficiente para reconhecer que jamais iremos alcançar a perfeição, temos de seguir sempre para frente e sabermos que, por mais que aperfeiçoemos, sempre poderemos nos superar.